Estudo explica como lagartixa anda no teto

via Dicionariompb.com.br

Talvez não seja a mais recente das notícias, mas vale a pena ficar ligado nisso. Uma equipe nos EUA descobriu como as lagartixas fazem para andar pelo teto e em superfícies lisas: elas usam força atômica.

via Flickr.com

As largatixas fazem uso da chamada força de Van der Waals, que age em distâncias curtas entre átomos não ligados entre si – aqueles da superfície por onde andam e os de filamentos microscópicos que elas têm nos pés.

Essas estruturas são pequenos “pêlos” chamados de setas. Cada uma tem apenas um décimo da espessura de um fio de cabelo. Um pé de lagartixa tem perto de meio milhão dessas setas e cada uma delas é subdividida em centenas de estruturas menores.

A equipe, liderada por Robert J. Full, da Universidade da Califórnia em Berkeley, estudou a propriedade adesiva de apenas uma seta. Eles a grudaram em um aparato eletromecânico capaz de medir a força produzida durante a adesão a uma superfície. O resultado, descrito na “Nature“, mostrou que, se todas as setas de um pé fossem usadas de uma vez só, seria produzida uma força de dez atmosferas. A pesquisa poderá levar à criação de fortes adesivos no futuro (RBN).

Imagina só poder colar um adesivo no caderno e este não sair? Parece que eles foram feitos pra desgrudar!

[fonte: “Nature”. Folha de S. Paulo, 8 jun. 2000]

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s