Água diet: mais um fake japonês? Diferença de alimento diet, light e zero

via Imagem.eti.br

Hoje mesmo, pesquisando curiosidades, encontrei estes anúncios:

via Engrish.com

via Anorak.co.uk

Verdade ou mentira? Infelizmente, não sei falar japonês – ainda – no entanto, pra não inutilizar este post, falemos sobre alimentos diet, light e zero.

Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar (sacarose, de fórmula  C12H22O11), o sódio(Na), o colesterol ou a gordura (ácido graxo), por exemplo. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten).

Já os produtos com a distinção light, não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma redução de, no mínimo, 25%.

Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde.

Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como os adolescentes e os adultos do sexo masculino. Não há nenhuma diferença na fórmula; o que muda é o público. Também existem os exagerados: alimentos zero caloria. Todo e qualquer alimento possui caloria, pois qualquer coisa que tem massa, tem energia, de acordo com a relatividade geral, que… ihh, o blog tá tendendo pra física. Logo, não há alimento não calórico.

E qual a relação disso tudo com água diet? Ela não existe.

[fontes: Diet Blog, Unilever e Engrish]

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s