CO2 pode (e deve) ser reaproveitado

via Pomardesonhos.com

Da China à Califórnia, de metanol a plásticos biodegradáveis, novas soluções para o reaproveitamento do dióxido de carbono são propostas a cada dia e representam uma saída para o desafio das mudanças climáticas. Não basta dar fim, tem que reaproveitar, não é louquímicos?

Então, foi a partir desta idéia que a reutilização dos gases do efeito estufa, principalmente do CO2, para a produção de algo útil e lucrativo começou a ganhar força. Atualmente são inúmeros os projetos sendo desenvolvidos ao redor do mundo. Apesar de serem ainda experimentais ou em processo inicial de execução, os projetos
a seguir são alguns exemplos de uma promissora possibilidade para o desafio do aquecimento global.


Combustível

A empresa americana Carbon Sciences anunciou nesta segunda-feira (02/03) o lançamento de um protótipo que promete transformar o CO2 em metanol. A tecnologia permite, através de um processo biocatalítico, a quebra do CO2 e da água e posteriormente os combina para formar o metanol. Esse combustível de baixo rendimento já sairia pronto para o usoou poderia ser refinado para a produção de combustíveis de alto rendimento, como a gasolina. A patente da tecnologia, chamada A Biocatalytic Process and System to Transform Carbon Dioxide into Methanol, foi enviada para o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. “O protótipo demonstra que estamos no caminho certo, que a tecnologia CO2-combustível funciona. “Agora estamos perto de demonstrar que ao invés de ser um problema, o CO2 é parte da solução para as crises energéticas e climáticas”, conta o presidente da Carbon Sciences, Byron Elton. Ainda segundo Elton, a ideia é licenciar esta tecnologia para companhias de energia e grandes emissores de todo o mundo. “Nós estimamos que em 2030, usando apenas 25% das emissões de CO2 provenientes somente da queima de carvão, nós poderemos produzir 30% do consumo global de combustíveis
líquidos”.

via Unisinos.br

 

 

 

 

 

 

via Algarve-saibamais.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já na Universidade do Estado da Pensilvânia é a luz solar que está ajudando pesquisadores a transformar o CO2 em combustível. No artigo High-Rate Solar Photocatalytic Conversion of CO2 and Water Vapor to Hydrocarbon Fuels, publicado no periódico Nano Letters, o pesquisador Craig Grimes e sua equipe descrevem um método fotocatalítico para transformar o CO2 em combustíveis hidrocarbonados. Segundo Grimes, capturar CO2 e o transformar em combustível através de um processo barato tendo como fonte energética a luz solar seria um avanço formidável. “Poderíamos pensar, por exemplo, em adaptar essa tecnologia para nossos carros. Assim o CO2 emitido seria reaproveitado e nunca iria para a atmosfera”. O próximo passo da pesquisa será aperfeiçoar o design e os materiais utilizados no protótipo para torná-lo mais eficiente. “Nós apenas demos o primeiro passo. Existe muito a ser melhorado, mas as perspectivas são fantásticas”, afirma Grimes.


Plásticos e refrigerantes

Em um projeto que teve início em 2007, a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC)  está transformando o CO2 que emite em plásticos biodegradáveis. O produto, uma patente desenvolvida pelo Instituto de Química Aplicada de Changchum e da Academia Chinesa de Ciência, é um copolímero, matéria-prima utilizada na indústria, na agricultura e até na medicina. A estimativa é que a cada ano sejam reutilizadas 2,1 mil toneladas de CO2 para a produção de três mil toneladas do plástico. Outro projeto industrial da CNOOC promete reciclar 24 milhões de metros cúbicos do gás anualmente para a produção de bebidas carbonadas, como refrigerantes e energéticos. O primeiro lote das bebidas já foi comercializado em Hong Kong em janeiro de 2009.

Agradecimentos: Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil

[fonte: GoogleDocs]

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CO2 pode (e deve) ser reaproveitado

  1. Jario moura 0.0 disse:

    Rapaz, interessante esse seu post, felismente estão pondo em prática essas idéias, porém creio que esse tipo de tecnologia aqui no Brasil não tenha muita vez, já que , os políticos tem grande envolvimento com a rede de postos de gasolina, indústrias, acho que para eles aderirem a essa nova tecnologia eles teríam que investir muito e talvez não possam ser reembolsados com esse investimento já que o salário da maioria não permite esse tipo de consumo de alto nível tecnológico, bom, infelismente é essa nossa realidade, maas, ao menos la fora já foi dado o primeiro passo.

  2. israel disse:

    tenho 12 anos de idade mas quero ser quimico irei tentar fazer com 14 ano de idade um curso de quimica eu amo quimica vc que postou isto devia abrir um saite de quimica meu é israel rea lza meu sonho ser quimicoo,vlw fera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s