Manga com leite não mata – agora entenda o lado químico

via Elo7.com.br

Vovós sempre dizem: “não coma manga com leite”. Pela voz trêmida e idade avançada, concordamos. Talvez fique deprimido, mas infelizmente não passa de mito – tão antigo quanto a velha. Tudo tem início no dito popular “A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata”, onde os Senhores advertiam seus escravos para que os mesmos não degustassem a fruta, considerada nobre. O leite, naquela época, havia em fartura nas fazendas e geralmente era distribuído aos escravos à noite. Nada melhor que amedrontá-los com a possibilidade de morrerem com a mistura dos dois para dissuadi-los a não se apoderarem dos frutos na única hora em que podiam fazê-lo. Cultura à parte, entendam esses dois alimentos.

Manga

via Agromundo.com.br

Fruta deliciosa, contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C. Uma de suas variantes, a manga tommy, em 100 gramas comestíveis possui 0.9 g de proteína, 0.2 g de lipídeo, 12.8 g de carboidratos, além dos elementos químicos Cálcio (8 mg), Magnésio (7 mg), Manganês (0.34 mg), Fósforo (14 mg), Ferro (0.1 mg), Potássio (138 mg), Cobre (0.06 mg) e Zinco (0.1 mg). Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose.

Leite

O leite de vaca tem densidade média de 1,032 g/ml. É uma mistura complexa e heterogênea composta por um sistema coloidal de três fases:

  • Solução: os minerais assim como os hidratos de carbono se encontram dissolvidos na água.
  • Suspensão: as substâncias proteicas se encontram com a água em suspensão.
  • Emulsão: a gordura em água se apresenta como emulsão.

Contém uma proporção importante de água (cerca de 87%). O resto constitui o extrato seco que representa 130 g/l, sendo a gordura de 35 a 45 g.

via Noticias.r7.com

Outros componentes principais são os glucídios lactose, as proteínas e os lipídios, os componentes orgânicos (glucídios, lípidos, proteínas, vitaminas) e os componentes minerais. Considerando o leite de vaca fermentado, contém 1.9 g de proteína, 0.1 g de lipídio, 15.7 g de carboidratos, além dos elementos químicos Cálcio (72 mg), Magnésio (6 mg), Manganês (0.02mg), Fósforo (63 mg), Sódio (33 mg), Potássio (94 mg), Cobre (0.01 mg) , Zinco (0.3 mg) e Ácido Ascórbico (0.5 mg). O leite contém diferentes grupos de nutrientes. As substâncias orgânicas (glúcidos, lípidos, proteínas) estão presentes em quantidades mais o menos iguais e constituem a principal fonte de energia. A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos.

Detonando o mito no estilo MythBusters

Fazer uma vitamina de manga tem os mesmos riscos de fazer uma limonada, ou seja, não faz mal algum, visto que o leite e a manga são formados por compostos necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Só há riscos para quem é intolerante a lactose, alérgico a manga e, obviamente, caso ambos estejam podres.

[fontes: Revista Decifra-me, Você Sabia?, Wikipédia 1 e 2 (em português), TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (versão 2)]

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Manga com leite não mata – agora entenda o lado químico

  1. Pingback: Observar – Iniciando Estudo « SERVARE

  2. Pingback: Observar – Iniciando Estudo « A Agulha do Palheiro.

  3. Robson disse:

    hehe’ valeu, eu não sabia não, mais eu estranhava e sempre desconfiava uma coisa, quando eu chegava numa lanchonet, olhava as variações de sucos há ‘água’ e ao leite’ e as vezes no cardápio tinha, “Manga ao Leite” … ai eu ja desconfiava pq eu pensava: “Como pode uma pessoa vender uma coisa coméstivel, mais que mata”!? kkkkkkkkkkk mais bgd mesmo assim, agora tirei minhas dúvidas!!!😀 ^_^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s