Esqueça aquela tortura que é lavar roupa… O negócio agora é usar “vidro líquido”

via shopmania.pt

Olá, leitores! Quaaaaanto tempo sem novos posts, né? Mas agora a situação mudou. Prometo err… farei o possível para postar diariamente. Então let’s go!

Buscando inutilidades encontrei um novo produto no mercado: eis que é o Liquid Glass, um tipo de vidro líquido em spray capaz de criar uma camada protetora em todo tipo de coisa, de roupas a plantas, para protegê-las de sujeira, calor, infecções e radiação ultravioleta.

Mas se aguentem aí, pessoas. Apesar do produto estar pronto ele primeiramente será vendido no Reino Unido.

O spray de vidro líquido (tecnicamente chamado “camada ultrafina de SiO2”) consiste em dióxido de silício quase puro (sílica, o componente encontrado no vidro) extraído de areia de quartzo o qual possui “poros”,  tornando-o utilizável em vários produtos. Adiciona-se água ou etanol, dependendo do tipo de superfície a ser revestida, e as moléculas da mistura grudam em uma nanoescala, por causa das forças quânticas envolvidas0000. Não há aditivos, e a cobertura de vidro em escala nanométrica liga-se à superfície por causa das forças quânticas envolvidas. De acordo com fabricantes, o vidro líquido tem um efeito antibacteriano de longa duração, porque micróbios que pousem na superfície não conseguem se dividir ou replicar com facilidade.

Possível recipiente do produto | via autogeekonline.net

Outras organizações, como uma empresa ferroviária e uma cadeia de hotéis no Reino Unido, além de uma cadeia de lanchonetes na Alemanha, também estão testando vidro líquido para uma varidade de usos. Um teste de um ano do spray em um hospital de Lancashire também produziram resultados “bastante promissores” em uma série de aplicações, incluindo revestimento de equipamentos, implantes médicos, cateteres, suturas e ataduras. Tais empresas que testaram o vidro líquido disseram que instrumentos que precisavam ser esterilizados e desinfetados, quando submetidos ao spray, precisavam apenas de um ‘banho de água quente’ para se livrar das bactérias e da sujeira. As superfícies protegidas ficavam esterilizadas por até três meses. Como esse vidro tem “poros”, ele pode ser usado para cobrir sementes e plantas. Testes em vinhedos mostraram que as uvas desenvolvem menos fungos e ficam mais bonitas, enquanto sementes tratadas se desenvolvem com mais facilidade do que aquelas sem spray; os resultados iniciais mostraram que, ao ser aplicado em uvas, por exemplo, o produto diminui drasticamente a necessidade de agrotóxicos. . O spray também não pode ser visto a olho nu, o que significa que roupas resistentes à manchas e sujeira estão a caminho.A associação de túmulos de vítimas de guerra no Reino Unido está considerando usar o spray para tratar monumentos de pedra e lápides, já que testes mostraram que o revestimento protege contra erosão e pichações. Testes na Turquia estão sendo conduzidos em monumentos como o Mausoléu Ataturk em Ancara.


Alimentos também podem ser limpos, como assim?

Imagine uma cobertura invisível capaz de tornar sua casa, suas roupas e até mesmo alguns alimentos livres de sujeira, bactéria e insetos. Pois na Alemanha o Vidro Líquido já está à venda. Essa cobertura flexível tem aproximadamente 100 nanometros de espessura (500 vezes mais fina que um fio de cabelo humano) e é indetectível aos olhos e ao tato. Vendido pela empresa Nanopool a partir de nove euros, a novidade em breve chegará ao Reino Unido como dito anteriormente. Segundo a Nanopool, casas, carros, fornos, vestidos de casamento ou qualquer outra superfície se torna resistente a manchas e pode ser facilmente limpa com água uma vez que o produto é aplicado. Uma aplicação de 30 segundos em uma pia, por exemplo, duraria por um ano ou mais, dependendo da intensidade de uso. Se todas as promessas do vidro líquido forem verdade, ele um produto extremamente ecológico: testes na Alemanha mostraram que superfícies com uma camada de SiO2 podem ser limpas apenas com água quente e ainda assim se manterem com menores níveis de contaminação que superfícies lavadas com alvejantes. Além disso, o spray manteve os locais livres de insetos por muitos meses – já imaginou dispensar o uso dos inseticidas?

A fissura foi induzida, a fim de apresentar uma imagem que mostra as características do revestimento. A imagem mostra o revestimento de SiO2 com um filamento de microfibra. | via physorg.com

Imagine: nunca mais precisar lavar aquela cueca do marido, senhora? Não ouvir as reclamações da sua mulher dizendo que ficar lavando roupa não é vida, hein senhor? Até eu me surpreendo com a versatilidade da ciência.

[fontes: BoingBoing (em inglês), Physorg (em inglês)]

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em Artigos off. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s