Hormônios: as sutis diferenças químicas entre homens e mulheres.

Homens e mulheres têm diferenças bem notáveis: homens têm ombros largos, enquanto as mulheres têm quadris largos; durante a puberdade, homens desenvolvem barba, e mulheres desenvolvem seios; mulheres amadurecem seus óvulos e menstruam, homens passam a produzir espermatozóides. Enfim, homens e mulheres são seres de uma mesma espécie, mas que apresentam características bem distintas. Mas por que será que temos tantas diferenças? E o que causa estas diferenças físicas?

Bem, para tentar chegar a um porquê para estas diferenças, uma justificativa é a relevância na formação de pares para a procriação e sobrevivência da espécie. Mas pensando por esse lado, devemos considerar que outros animais, como cães, gatos, golfinhos, cavalos não apresentam tantas diferenças entre seus pares. Considerando que os seres humanos são uma das raras espécies que sentem prazer durante o ato sexual, e que a procriação se dá de maneira organizada, geralmente com a escolha de um parceiro que nos agrade (e vice-versa), e não de maneira aleatória, com vários pares sexuais, como a maioria dos animais, então talvez somos uma espécie bem mais exigente no quesito reprodução.

Quanto às causas das diferenças, claro que o assunto não é tão simples, mas como protagonistas desse caso, estão os hormônios. Os hormônios são uma classe de substâncias endógenas, isto é, produzidas pelo próprio organismo. Eles têm as mais variadas funções, e atuam no organismo como “mensageiros”. Os hormônios estimulam funções do corpo, como a secretina, que estimula o pâncreas e liberar o suco pancreático no processo de digestão, ou a adrenalina, que nos prepara para situações de stress (entenda-se “stress” como uma “perturbação” no funcionamento normal do organismo, como um susto, emoções fortes ou grande esforço físico). E, entre estas funções, também as funções sexuais e reprodutoras são estimuladas pos estas incríveis moléculas.

Os principais hormônios ligados às características femininas e masculinas são o estrogênio e a testosterona, respectivamente:

Testosterona, o principal hormônio masculino ligado às funções sexuais. (Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ce/Testosteron.svg)

Estradiol, um importante hormônio feminino ligado às funções sexuais. (Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Estradiol2.png)

É notável a semelhança entre estas duas moléculas que nos tornam tão diferentes. No entanto, o estradiol é responsável pelas formas arredondadas do corpo feminino (o estradiol estimula a proliferação de células nas áreas em que atua, por isso o aumento nos seios, quadris, aumenta a musculatura do útero e causa também o indesejável desenvolvimento de tecido adiposo nas coxas e glúteos), enquanto que a testosterona responde pelas características masculinas tanto físicas – como maior crescimento de pelos – quanto psicológicas – como a maior agressividade masculina e predisposição ao ato sexual.

Uma informação interessante sobre estes dois hormônios é a fonte a partir da qual são metabolizados: o colesterol. Observe como a estrutura do colesterol também é parecida com a destes hormônios:

Mas isso não quer dizer que você deva consumir altas doses de colesterol, e muito menos achar que está liberado para comer qualquer alimento rico em colesterol achando que vai se tornar o Super-Homem, transbordando testosterona, ou a Mulher-Melancia, com suas formas exageradamente arredondadas. O colesterol necessário para o metabolismo dos hormônios é produzido pelo nosso próprio corpo, e qualquer colesterol ingerido será considerado um excesso, neste sentido.

Referências:

A Química do Amor. Leandro Soter de Mariz Miranda, Ivana Correa Ramos Leal, José
Celestino Barros. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Testosterona

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrog%C3%AAnio

Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas, Química: e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s