Tutorial: como se tornar um aluno melhor? (parte 3)

Quem geralmente escreve este tutorial é o Davidson, mas eu resolvi participar também, mas com um diferencial: a visão de professora.

A primeira coisa que eu acho que é essencial para ser um bom aluno é a organização. Ser organizado nos compromissos, entregar os trabalhos em dia, ter um caderno organizado e estar sempre em dia com as tarefas é primordial se você quer se dar bem nos estudos.

Em primeiro lugar, você precisa organizar um horário para dedicar ao estudo. Esse horário não pode ser os 10 minutos antes daquela prova que você acabou de saber que terá (sobre isso, falarei daqui há pouco). Também não precisa estudar 8 horas diárias além do tempo que passa na escola. Reserve meia hora para rever os conteúdos que teve durante a aula neste dia, e avalie o que você entendeu e o que não entendeu. Marque aquilo que não entendeu direito ou mesmo aquilo que não entendeu nada. Então, anote na forma de perguntas as dúvidas que você tem sobre o assunto, e pergunte na próxima aula. Pode ser que seus colegas tenham dúvidas parecidas, e se você perguntar, enquanto o professor estiver respondendo sua dúvida, estará também respondendo às dúvidas dos outros alunos.

Outra questão é tomar conhecimento dos compromissos, como provas, trabalhos, seminários… Assim, você não perde nenhum trabalho, não é pego de surpresa pelas provas e não perde nota. Quando eu ainda estava no colégio, eu mantinha grudada do lado do meu guarda-roupa, bem do ladinho da porta, pra sempre ficar a vista, uma ficha onde eu anotava tudo o que precisava fazer. Então, eu disponibilizo aqui como modelo, para quem quiser imprimir e utilizar à vontade:

Ficha de Organização de Provas e Trabalhos

Na coluna “Tipo de Avaliação”, você anota se é trabalho escrito, se é prova, se é seminário, se é tarefa, enfim, qual o tipo de compromisso que você deverá realizar. Na coluna conteúdo, você anota os conteúdos que cairão na prova, ou o assunto do trabalho. Na data, a data de entrega do trabalho ou de realização da prova. Por fim, não é extremamente necessário, mas é bom para que você contabilize suas notas, anotar qual foi a nota que você tirou nesta avaliação.

Mantendo a organização, você não passará por situações como estas:

Esse post foi publicado em ▪ Dicas pra estudar e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tutorial: como se tornar um aluno melhor? (parte 3)

  1. Pedro disse:

    Muito bom, acho que vou fazer uma ficha personalizada para tudo:Anotações, horarios, etc.
    Achei umas dicas, vou tentar segui-las para ver se funciona, Obrigado pelo tutorial!
    Boa sorte com seu trabalho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s