Resolução de questões aleatórias #4 – Se todos os dias nascem 100 pessoas, o peso da Terra está aumentando?

via clickborde.com.br

Direto de um baú empoeirado, eis que respondo mais uma pergunta de química! Tem mais de dois anos que alguém havia me indagado isso. Agora divido com vocês a pergunta em detalhes e a respectiva explanação.

“Bruno” questionou-me se, hipoteticamente, nascem 100 pessoas diariamente em nosso pálido ponto azul, o que ocorre com o peso do mesmo.

“Já pensei muuuito sobre isso. Sabe onde encontrei a resposta? No Big Bang e na Lei de Lavoisier.

(1) No princípio, tudo o que existe estava concentrado em um pequeno espaço de densidade grande e de calor absurdo. Uma explosão “do nada” expansão desencadeou reações diversas, o que manteve o Universo crescendo (por incrível que pareça, acelerado) até hoje. Provas disso são o desvio para o vermelho, a abundância isotópica e a radiação de fundo.

(2) Lei de Lavoisier: a matéria não pode ser destruída nem criada, apenas transformada.

Contradizendo (1), não havia matéria antes (se é que houve um antes). Como não, se ela não pode ser criada? Bem, pelo menos da primeira vez deveria existir matéria. É o mais lógico. Algo tem de ser eterno.

Seguindo o raciocínio de Lavoisier em (2), matéria não pode ser destruída e nem criada (só da 1ª vez) em um sistema isolado, então toda matéria do Universo sempre será constante, apenas se transformando!

Agora, se considerarmos a Terra um sistema fechado e desconsiderar meteoros quaisquer corpos que caem em nossa crosta, a massa é sempre a mesma. Lembrando que os alimentos são aproveitados em nosso organismo para oferecer energia, e esta não pode ser destruída, então se nascem 100 pessoas, 1000 pessoas ou 6 bilhões, não fará diferença alguma na massa da Terra pois a energia que estas gastarão em toda existência terá origem a partir destes.

Conclusão: se massa nem energia podem ser feitas do zero ou eliminadas absolutamente, apenas serem modificadas, tudo sempre será aproximadamente constante. Pessoas nascerão e o peso delas será consequência da energia proveniente dos alimentos!

Obs.: fiz algumas correções que incrementam a resposta. Sim, viajei na maionese. Light, please.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ai2s_DbfXRueBvL5QBcm0MjJ6gt.;_ylv=3?qid=20100302003104AAwpHGH

Sobre Davidson Lima

Adorador de nuvens, músico, protótipo de humorista, fã do seriado The Big Bang Theory e montador de cubos mágicos, sou eu, um Técnico em Química e graduando em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas vou além. Não preciso de Red Bull para que meus sonhos criem asas. Só isso mesmo.
Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s