O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é uma doença genética, causada pela deficiência na produção da enzima lactase (lembrem-se que enzimas são proteínas, e as proteínas são formadas pela tradução dos genes, as “receitas” da formação do organismo e de todos os seres vivos, e por isso a intolerância à lactose é considerada uma falha genética) .

Estrutura tridimensional da lactase (as cores são apenas para uma melhor visualização, e não correspondem à coloração real da enzima).

 

A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Ela tem a seguinte estrutura:

Estrutura da lactose.

No organismo de uma pessoa “normal”, durante o processo de digestão, a enzima lactase é responsável por quebrar a lactase em duas partes que podem então ser absorvidas: a glucose e a galactose:

Processo de quebra da lactose pelo metabolismo da lactase.

Se o indivíduo não produz lactase, ou a produz em quantidade insuficiente, a lactose ingerida na alimentação não pode ser quebrada, e também não é capaz de atravessar a parede celular para ser queimada, como os açúcares menores. Mas a lactose não é eliminada; os lactobacilos presentes no intestino são, sim, capazes de metabolizá-las e, ao final do processo, liberam gases e também ácido lático:

Estrutura do ácido lático.

O ácido lático é o responsável pelas dores musculares quando nos exercitamos muito. E, quando é liberado pelos lactobacilos, causa dores intestinais. Além disso, os gases liberados também causam um grande desconforto. Outros sintomas são náuseas e diarreia, que ocorre na tentativa do organismo de reduzir o pH liberando água para o intestino e baixando a concentração de ácido lático . Por isso, o indivíduo que tem intolerância à lactose deve ter uma alimentação sem a presença de leite e derivados, como queijo, iogurtes, sorvetes, ou consumí-los em pouca quantidade, dependendo do grau de intolerância que apresenta.

Esse post foi publicado em ▪ Química da Vida, Química: e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O que é intolerância à lactose?

  1. Pingback: Quinta, 26 de abril de 2012. « O diário da Nina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s