Por que a boca e a ponta dos dedos ficam roxas quando estamos com frio?

Quem nunca ficou com aquela cara de defunto, morrendo de frio e com a boca e a ponta dos dedos roxas, parecendo que morreu e esqueceu de deitar? Quem mora mais “aqui pra baixo”, mais no sul do país sabe bem o que é isso!! Mas por que será que isso acontece? Por que ficamos parecendo palito de Danoninho Ice, mudando de cor quando estamos “congelando”?

Lembram da hemoglobina, aquela proteína que existe no nosso sangue, responsável por transportar oxigênio e levá-lo para todas as células do nosso corpo? Pois é, é por causa dela que ficamos assim, com dedos e boca roxos. Na verdade, não é ela que dá a coloração arroxeada, mas vamos entender um pouquinho melhor como isso acontece.

A hemoglobina (comumente representada por Hb) é responsável pelo transporte de oxigênio. Ela está presente no sangue, e leva o oxigênio dos pulmões para todos as células do corpo. O oxigênio é utilizado, então, no interior da célula, para queimar açúcares ou lipídeos (lembrem que quando falamos em “queima”, neste caso, estamos falando em combustão, e toda combustão consome oxigênio), e a partir desta combustão, produzimos energia.

Quando a hemoglobina passa pelos pulmões, as moléculas de oxigênio “grudam” no átomo de ferro existente nos quatro grupos heme existentes na estrutura da hemoglobina. Dizemos, então, que ela está saturada e que apresenta grande afinidade com o oxigênio.

Estrutura da hemoglobina, destacando os quatro grupos heme existentes

Quando a hemoglobina sai dos pulmões e vai para outros tecidos, ela vai perdendo as moléculas de oxigênio, pois precisa “entregar” o oxigênio para as células. Assim, quanto menor for a concentração do oxigênio no tecido, menor vai ficando a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio e mais facilmente o oxigênio se desprende, para então cumprir o seu papel no interior da célula e fornecer energia para o nosso organismo (ou de qualquer outro ser vivo que seja aeróbio).

Como vimos, então, a concentração (ou, mais precisamente, pressão parcial, pois se trata de um gás) de oxigênio influencia a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. Mas existem também outros fatores que influenciam esta afinidade: o pH (quanto mais ácido o meio, menor a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio), a concentração de BPG (bifosfoglicerato, é uma substância intermediária no processo de queima da glicose no interior da célula, e quanto maior a concentração de BPG, menor a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio), e a temperatura (quanto menor a temperatura, maior a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio). É este último fator que vai nos explicar o porque dos dedinhos roxos.

Se a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio é maior quando a temperatura é baixa, isto quer dizer que a hemoglobina não “solta” o oxigênio tão facilmente em um meio frio. A ponta dos dedos são extremidades do corpo que ficam expostas ao frio, e a boca, além da exposição, ainda é coberta por uma pele mais fina e mais sensível. Nestas partes do corpo, devido à exposição, a temperatura é menor. Portanto, a hemoglobina não desprende o oxigênio em quantidade suficiente, e estes tecidos não são oxigenados adequadamente, o que faz com que a coloração fique arroxeada, porque o sangue que possui baixa concentração de oxigênio tem coloração mais escura.

Esse post foi publicado em ▪ Curiosidades Químicas, ▪ Química da Vida, Química: e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Por que a boca e a ponta dos dedos ficam roxas quando estamos com frio?

  1. Pingback: Terça, 23 de maio de 2012. « O diário da Nina

  2. Felipe disse:

    Minhas congratulações,belo artigo e realmente não sabia disto eu afirmava para mim mesmo que era por falta de oxigenação,mas não imaginava ser tão complexo.

  3. Nina M disse:

    É Felipe, os organismos vivos são realmente complexos e incríveis!! Funcionam perfeitamente bem, numa sincronia perfeita, mas precisam de condições específicas para funcionar adequadamente e qualquer mudança, por menor que seja, influencia no seu funcionamento!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s