Venci o Hackathon!!!

Três pessoas sentadas. Davidson, no meu, segurando o microfone e sorrindo
Hackathon Radix 2022

Como assim? Chegar assim, do nada, contando vitória?

O que é “hackathon”? E como assim, Davidson… Esperaí, você sumiu por 3 anos… Acalma-se, rapaz 🙂

Sim, pessoal. A frequência de criação de textos aqui atingiu o triênio. O próximo sairá apenas em 2025 hahaha


Brincadeiras à parte, deixe-me explicar o hiato no blog. Quem me acompanha desde o início (2010… alguém?), sabe da minha rotina louca composta de: fazer Engenharia Química na UERJ, estudar piano no COART, aprender atuação no Teatro Municipal Armando Melo, além de otras cositas mas (desenho, forró, saxofone, corrida, francês, programação, etc.), o pacote que compõe a minha condição mental.

Entre indas e vindas, cá estou eu, novamente. Por tempo limitado, as usual, e com humor acima da média hahahaha


Um Engenheiro Químico que Programa

Desde minhas aulas de Termodinâmica I, em 2014, o interesse por programar me instigava. Principalmente por precisar utilizar cálculos iterativos (sem conhecer nenhum método matemático para tal) e começar a interagir com a calculadora HP-50g. Lembro bem que meu primeiro ambiente de desenvolvimento foi o HPUserEdit. Eu até poderia considerar o meu site no Neopets que fiz com 14 anos de idade, mas aí é sacanagem.

Na sequência, ainda na faculdade, tive contato com as linguagens VBA, Matlab, Mathcad e o favorito por anos, Scilab. Sim, sou o criador da antiga comunidade Scilab Brasil no Facebook.

Já em 2015, pude demonstrar esses conhecimentos na minha entrevista de emprego. Desde então trabalho como ponto focal em tecnologia para a indústria química, petroquímica, papel e celulose, química fina, polímeros, utilidades, etc. Posso contar mais da minha trajetória em posts futuros (lá pra 2025, quem sabe rs).


Uma Maratona de… Programação?

Existem muitas competições no mundo nerd. Inclusive eu fazia parte da comunidade de cubo mágico no final da adolescência, estando no ranking não oficial brasileiro (18s BP no 3×3 usando F2L), mas depois de umas divergências com o Gabriel Dechichi e o Carlos Alcântara digamos que me retirei de cena rs

Tempos passaram e a lógica dos algoritmos de resolução do cubo mágico, de alguma forma, engatilharam minha mente para o que viria anos depois. Passados mais de 10 anos, comecei a participar de algumas competições de programação – o tal do hackathon – onde, basicamente, uma empresa ou grupo convida programadores, designers, pessoas de design para bolarem uma solução tecnológica, tendo como base algo que impacta a sociedade. O grande desafio é resolver o problema, ou ao menos propor uma boa resposta, em um intervalo de tempo que varia entre 24 e 48 horas.

Sim, você fica acordado, discutindo ideias, programando até de madrugada, comendo pizza e bebendo energético. Ao menos seu colesterol sobe de vida, né? Ou sua vida acaba antes hahahaha

Brincadeiras à parte, um Hackathon é uma oportunidade abusrda de se conectar com pessoas diferentes, diante uma problemática que exige foco, pé no chão, planejamento e muito, mas muito treino para arrasar na “venda do peixe”, famosa apresentação final conhecida por pitch.

Um pouco das minhas experiências em hackathons:

HACKTUDO – 2018

Apoiador: Uber

Tema: Mobilidade Urbana

Prêmio: R$ 10.000,00 (equipe)

Nossa solução: aBraço

Projeto participante do Uber Hack 2019 – Etapa Belo Horizonte.

Foi desenvolvida a ideia de um aplicativo que conecta idosos a pessoas que tenham o desejo de voluntariamente auxiliá-los na locomoção diária.

https://pt.scribd.com/document/417589361/Uber-Hack-2019-BH-Projeto-Hackathon-Grupo-08

https://github.com/davidsonlima/uber_hack_time_8_app

HACKATHON RADIX 2022

Apoiadores: Radix/Bolder

Tema: Transporte Marítimo como Suporte de Plataformas Offshore

Prêmio: R$ 12.000,00 (equipe)

Nossa solução: SeaLog

Desenvolvimento de plataforma em React/C#/Python que permite, através de algoritmo inteligente, otimizar a trajetória de n-embarcações (i.e. PSVs – platform supply vessels), no suporte a operações offshore. Algumas entradas: carga, peso, tipo de embarcação, estado de mar (considera altura das ondas x decréscimo de velocidade), latitude e longitude das plataformas a serem suportadas. Saída: rotas ótimas (maior economia de combustível, menor distância, etc.), a serem selecionadas pela logística.

https://github.com/davidsonlima/hackathon-radix-sealog-algorithm [algoritmo]
https://github.com/oismaelash/dream-team-nodejs-backend [backend]
https://github.com/GustavoMendes-Dev/sealog_front [frontend]

E claro, o pitch vencedor:

Logo adicionarei mais detalhes dessa experiência aqui!

Sobre Davidson Lima

Engenheiro que faz uns barulhos, uns rabiscos, uns códigos, umas danças estranhas e que imita o Bob Esponja.
Esse post foi publicado em Artigos off. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário